Quer trabalhar comigo?

A seguir algumas ideias de temas para serem trabalhados em projetos de Iniciação Científica

• Acústica de tubos: O tubo já está construído, mas ainda não foi utilizado como tubo de impedância para teste acústico de materiais. Preciso de um estudante para finalizar isso. Pré-requisito: não ter medo de cálculos e programação.
  • O efeito de ondas eletromagnéticas da telefonia celular no corpo humano: pesquisa bibliográfica para se investigar o que há de pesquisas feitas sobre o tema. Também seria interessante estudar se na região de Formosa há antenas instaladas próximas a locais sensíveis como escolas. Pré-requisito: boa leitura em inglês.
  • Dentro da linha Astrobiologia, preciso de alguém para terminar o trabalho iniciado pela Geovana. Muito possivelmente irá render artigo. Se a pessoa dominar inglês, podemos tentar publicar em revistas internacionais.

Dentro da linha História e Epistemologia da Física em Contexto, eu tenho interesse de investigar os seguintes temas:

• O impacto dos conceitos sobre física quântica na sociedade, no ensino e na saúde (por exemplo, pessoas que recusam tratamento médico com argumentos de que tudo que você precisa é vibrar na frequência do universo ou qualquer loucura assim).
  • História sobre a descoberta da radiatividade, sua utilização na saúde e os riscos (tenho um grande amigo que é físico médico e trabalha no Hospital de Base, ele poderia ajudar).
  • Como foi a perseguição a físicos na época da ditadura. Esse projeto buscaria materiais como biografias de físicos da época, e tentar compilar suas histórias e contextualizar a realidade da pesquisa em física no Brasil na época.
  • A polêmica de Otto Hahn: há muita especulação sobre o comportamento do físico Otto Hahn em ter ficado na Alemanha durante o período nazista enquanto seus colegas eram perseguidos, e de não ter atribuído à física Lise Meitner colaboração na descoberta da fissão nuclear. Eu tenho um pouco de curiosidade em vasculhar artigos que tenham explorado os motivos para isso. Necessário leitura em inglês
  • A Lei de Snell-Descartes: a lei que explica a deflexão de um raio de luz ao mudar de meio, sempre estudada no ensino médio, possui polêmicas de autoria bem interessantes. Para alguns autores Descartes “forjou” suas conclusões, já sabendo qual tinha que ser o resultado. O trabalho de Snell foi divulgado só 100 anos mais tarde de sua suposta publicação, por um conterrâneo (Huygens). Discutir essas controvérsias no ensino médio em conjunto com a disciplina de filosofia e sociologia é uma excelente maneira que trabalhar questões do que é fazer ciência.
  • A hegemonia da física Newtoniana, o conceito de espaço absoluto e a realidade ou não das forças inerciais. Pode ser interessante estudar a mecânica relacional de Koch-Assis como um contraponto a essa hegemonia.
  • Tem pouco mais de 100 anos que a humanidade descobriu, através de evidências bem embasadas, que estamos em uma única galáxia em um universo de centenas de bilhões de outras. Me interessa estudar o processo de descoberta das galáxias (e a Via-Láctea como uma delas) e como isso impactou o mundo (obras culturais, influências na religião, etc.)