Linhas de Pesquisa

Durante minha formação acadêmica, trabalhei em física teórica, particularmente em Teoria de Cordas e estudei teorias de gravitação quântica de forma geral. Você pode ver meu Lattes ou minha lista de trabalhos publicados.

Desde 2015 no entanto passei cada vez mais a me interessar pela pesquisa em Educação.

Em 2017 montamos no IFG o projeto Formoso Céu, um projeto que visava estudar o impacto do ensino de Astronomia e de quebra (como “laboratório” para essa pesquisa) organizamos eventos de observação astronômica e minicursos.

Trabalho eventualmente com projetos de acústica com estudantes do curso de Engenharia. Em 2019 fizemos um projeto de pesquisa que rendeu publicação em conferências e criamos um curso de introdução à acústica voltado para estudantes do curso. O curso foi inteiramente ministrado por alunos bolsistas. Atualmente oriento também TCCs na área.

Em 2020 orientei um PIBIC sobre Astrobiologia, investigando a possibilidade de integração do tema como motivador dentro do curso de Biotecnologia. Você pode ver mais sobre o trabalho em nossa página.

Desde 2021 trabalho no projeto História e Epistemologia da Física em Contexto no qual buscamos expandir as maneiras de conectar a física com questões sociais e culturais relevantes aos estudantes. Este é meu projeto principal, que pretendo dedicar maior tempo. Dentro deste projeto temos até o momento dois PIBICs em andamento: em um deles buscamos investigar episódios na história da Física para compreender o contexto religioso em que o episódio se deu; no outro exploramos temas de física em obras audiovisuais, principalmente filmes de heróis e animes, e como utilizar essas obras como motivadoras para os estudantes!

Também faço parte do GEAS – Grupo de Estudos em Ambiente e Sociedade, onde investigamos de maneira interdisciplinar aspectos da relação entre ciência, ambiente, educação e a sociedade.

É aluno do IFG e tem interesse em trabalhar comigo? Entre em contato!