21 abr

Biografia Narrada

SalmeronAlvarengaAshauer

Trazer episódios da história da física para a sala de aula tem diversos benefícios, como auxiliar os estudantes a terem uma visão dinâmica da construção da ciência como um empreendimento social, sujeito a falhas, e não como um conjunto de verdades dadas e acabadas. Em particular, trabalhar com biografias de grandes cientistas tem o potencial de aproximar o estudante à prática científica, mostrando os cientistas como seres humanos, com sucessos e fracassos, e não como seres quase divinos, iluminados pela “verdade”. Ainda é uma excelente maneira de desconstruir a visão do cientista homem branco europeu, frequentemente difundida no imaginário popular, aprensentando cientistas de diferentes etnias e gêneros.

Em anos letivos anteriores trabalhei com o que chamei de profissões: funções que os estudantes escolhiam em algum início do curso para realizar um tipo de estudo específico. Uma dessas profissões era a de biógrafo. Sua tarefa era contar a história de personalidades interessantes da ciência. Meu papel era dar algumas sugestões de nomes, fugindo dos mais conhecidos como Newton ou Galileu.

Em 2021, ainda durante o ERE, um grupo de estudantes, desempenhando o papel de biógrafos, fizeram um excelente trabalho, destacando físicos (homens e mulheres) importantes para a história da física no Brasil. Deixo aqui o que chamei de “Biografia Narrada” (clique para ouvir ou baixar).

22 fev

Atividades em 2021

Durante o Ensino Remoto Emergencial (que graças às vacinas muito possivelmente estamos vislumbrando seu fim) muitas foram as tentativas de oferecer um ensino de qualidade diante das condições terríveis em que estávamos.

Uma das várias propostas, levantada ainda durante as várias reuniões pedagógicas onde discutimos como seria esse ensino emergencial, foi proposto que, sempre que possível, desenvolvêssemos com os alunos atividades que explorassem a criatividade e a utilização de recursos tecnológicos, que os estudantes normalmente dominam muito mais que nós, professores.

Nos primeiros anos do Ensino Médio, como atividade de término do ano letivo de 2021 propus aos estudantes que escolhessem temas dentro do que chamei de profissões (que vou detalhar em outro post). Esses temas eram livres, desde que de alguma maneira abordassem os conteúdos trabalhados ao longo do ano, ou tratassem contextos relacionados à disciplina de física, como abordagens históricas ou biografias. O formato era inteiramente livre, e eu encorajei formatos que saíssem do formato de relatório ou resumo usualmente utilizado.

As produções dos estudantes me surpreenderam enormemente. Resolvi então gravar um vídeo para mostrar essas produções. Espero conseguir fazer isso todo ano.