Orientações

Orientações em andamento

Dissertação de mestrado

  • Cleidemar Souza Garcia. A alfabetização científica de alunos do 5º ano do ensino fundamental: limites e possibilidades de uma sequência didática CTS . Início: 2019. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
  • Cíntia Silva de Morais. Formação inicial de professores do ensino fundamental para o uso das TDIC em aulas de Ciências: uma proposta formativa orientada pelo TPACK. Início: 2019. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
  • Wagner Pereira Lopes. A definir. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
  • Maria Sueli da Silva Gonçalves. Astronomia na perspectiva do ensino desenvolvimental: limites e possibilidades da formação de conceitos. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Orientações concluídas

Dissertação de mestrado

  • Vagner Lucio Paulino. O sentido que alunos do ensino médio atribuem à atividades de ensino mediadas por robótica educacional. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás.
  • Danillo Vaz Borges de Assis. EnDe-elétrica: uma sequência didática para o ensino de potência elétrica em cursos técnicos do IFG – Câmpus Jataí. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
  • Carlos Roberto Rodrigues de Souza. Uma sequência didática para ensino da transformação e conservação da energia sob a perspectiva da teoria da aprendizagem significativa. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização

  • Cássia Aparecida de Freitas. Utilização de vídeos do YouTube como recursos para o ensino e aprendizagem de números decimais. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Trabalho de conclusão de curso de graduação

  • Neida Macêdo Ferreira. Que história alguns livros didáticos de física das últimas três décadas tem para contar?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
  • Ceila de Brito Dias. Uma investigação sobre o uso da informática no ensino de Física de nível médio nos colégios públicos de Jataí. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
  • Luís Paulo Alves de Souza. O ensino de ciências e de conceitos de Física na última série do ensino fundamental: a visão dos professores. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
  • Andressa Verdinasse Stelle. Mapas conceituais: estratégia pedagógica na construção do conhecimento no ensino de Física. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
  • Sandra Alves Pereira. Um estudo acerca dos fatores que influenciam a aprendizagem de Física por alunos da Educação de Jovens e Adultos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
  • Victor Hugo Ferreira. O estudo de Física no 9º Ano do Ensino Fundamental: em busca da motivação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Iniciação científica

  • Ricardo Pereira Grubert. A licenciatura em Física no Brasil e a Sociedade da Informação: o que revelam as propostas pedagógicas, as grades curriculares e as ementas?. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.