Pesquisas

Projetos de pesquisa

2016 – 2017 | Plataforma Computacional de Verificação de Vulnerabilidades de Mercado em Aplicações Android

Descrição: O objetivo precípuo da pesquisa é a automatização da execução de interações de usuário na plataforma Android em um conjunto de dispositivos previamente selecionados, permitindo a verificação de incompatibilidades de uma app em diferentes configurações de dispositivos em tempo real..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Eduardo Noronha de Andrade Freitas – Coordenador / Elison José dos Santos-Júnior – Integrante / Erisson Lucas da Silva Rodrigues – Integrante / Raíssa Regis da Silva – Integrante.


2014 – 2015 | CheckDroid

Descrição: O objetivo do projeto desenvolvido em CheckDroid é definir e prover uma infraestrutura nas nuvens e um laboratório de teste de dispositivos reais com sistema operacional Android, desenvolvendo para isto um protótipo para o teste de aplicativos Android para diferentes tipos de erros nas diversas configurações de dispositivos. O projeto foi desenvolvido pela startup Checkdroid (hoje MoQuality.com) encubada na Georgia Tech em Atlanta, EUA, liderado pelo seu fundador Dr. Shauvik, com a supervisão do Dr. Alex Orso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .

Integrantes: Eduardo Noronha de Andrade Freitas – Integrante / Shauvik Roy Choudhary – Coordenador / Alessandro Orso – Integrante.
Financiador(es): National Science Foundation – Auxílio financeiro.


2013 – 2014  | Framework de Priorização de Artefatos de Software para Aplicação de Testes Unitários, Baseado em Hyper-Heurística (Projeto de Iniciação Científica – CNPq)

Descrição: O objetivo principal do trabalho é desenvolver uma solução tecnológica de apoio para priorização de artefatos de softwares orientados a objetos para aplicação de testes unitários, baseada em HyperHeurística..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Eduardo Noronha de Andrade Freitas – Coordenador / Hugo Mamede Soares – Integrante.

2013 – 2013 | Desambiguação textual utilizando técnicas de mineração, aplicadas no contexto de notas fiscais eletrônicas

Descrição: O projeto tem como objetivo estudar e avaliar as técnicas existentes na literatura de mineração de dados e processamento estatístico de linguagem natural, aplicadas ao problema da identificação de produtos únicos presentes na NF-e, a partir de informações não estruturadas. O objetivo final será o desenvolvimento de um algoritmo capaz de alcançar níveis aceitáveis de identificação com vistas à experimentação prática do sistema em apoio à administração pública..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Eduardo Noronha de Andrade Freitas – Coordenador / Jonathas Carrijo – Integrante.
Financiador(es): OOBJ Tecnologia da Informação – Cooperação.

2012 – 2013 | Implementação de Software Livre no Ensino Técnico (Projeto de Iniciação Científica – CNPq)

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Eduardo Noronha de Andrade Freitas – Coordenador / Matheus Luna – Integrante.

2012 – 2013 | Inteligência Computacional Aplicada a Testes de Software (Projeto de Iniciação científica CNPq)

Descrição: O objetivo precípuo deste projeto de pesquisa é realizar experimentos de heurísticas aplicadas a área de Testes de Software. O foco da proposta é definir, conceber, implementar e comparar diferentes heurísticas, para automatizar o processo de geração de casos de testes, buscando otimizar as atividades de teste de software. Serão estudadas a integração das heurísticas junto a ferramentas automatizadas de teste de software já existentes, visando otimizar o processo de geração de dados de testes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Eduardo Noronha de Andrade Freitas – Coordenador / Rene Artur Rabelo de Souza – Integrante.

2011 – 2012 | Mineração de Dados em Apoio aos Processos Estratégicos e Educacionais do IFG. (Projeto de Iniciação Científica – CNPq)

Descrição: Objetivo do projeto de pesquisa é a proposição de um ambiente tecnológico para prospecção de informações operacionais, táticas e estratégicas para o Instituto Federal de Goiás (IFG), contribuindo para otimização dos trabalhos educacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Eduardo Noronha de Andrade Freitas – Coordenador / Carlos Júnior Pereira da Silva – Integrante / Vinícius Borges de Siqueira – Integrante.

2008 – 2012 | Metodologia e Modelo Computacional de Análise Operacional-Financeira de Contratos e Novos Investimentos

Descrição: Desenvolvimento de uma nova plataforma computacional que deverá obrigatoriamente interagir os três modelos de mercado já consagrados pelo setor elétrico nacional. O rateio das metas de geração dos reservatórios equivalentes de energia entre as usinas hidrelétricas deverá ser revisto, onde será proposto um novo modelo que implementará novas heurísticas incorporando as regras de mercado definidas no CCEE..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Eduardo Noronha de Andrade Freitas – Coordenador.
Financiador(es): Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) – Bolsa.