21 abr

Biografia Narrada

SalmeronAlvarengaAshauer

Trazer episódios da história da física para a sala de aula tem diversos benefícios, como auxiliar os estudantes a terem uma visão dinâmica da construção da ciência como um empreendimento social, sujeito a falhas, e não como um conjunto de verdades dadas e acabadas. Em particular, trabalhar com biografias de grandes cientistas tem o potencial de aproximar o estudante à prática científica, mostrando os cientistas como seres humanos, com sucessos e fracassos, e não como seres quase divinos, iluminados pela “verdade”. Ainda é uma excelente maneira de desconstruir a visão do cientista homem branco europeu, frequentemente difundida no imaginário popular, aprensentando cientistas de diferentes etnias e gêneros.

Em anos letivos anteriores trabalhei com o que chamei de profissões: funções que os estudantes escolhiam em algum início do curso para realizar um tipo de estudo específico. Uma dessas profissões era a de biógrafo. Sua tarefa era contar a história de personalidades interessantes da ciência. Meu papel era dar algumas sugestões de nomes, fugindo dos mais conhecidos como Newton ou Galileu.

Em 2021, ainda durante o ERE, um grupo de estudantes, desempenhando o papel de biógrafos, fizeram um excelente trabalho, destacando físicos (homens e mulheres) importantes para a história da física no Brasil. Deixo aqui o que chamei de “Biografia Narrada” (clique para ouvir ou baixar).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *